Programa gratuito para praticar digitação – klavaro

Conversando com o pessoal dos cursos Técnicos da Etec (Administração e Informática) e vendo a necessidade de melhoras na digitação deles, sugeri que os mesmos procurassem programas que os ajudassem a melhorar o rendimento da digitação. Apareceram em aula com várias soluções e muitas delas comerciais(pagas$$$). Aos que me conhecem, gosto de soluções opensource e não deixaria de citar agora o Klavaro. Sugeri que os mesmos utilizassem este programa que além de ser gratuito e opensource, possui um bom conjunto de funcionalidades dentre outras:

  1. Curso básico: um tipo de curso básico está disponível para memorizar a disposição das teclas. Espera-se dele que seja independente do arranjo do teclado, através da geração de seqüências de caracteres aleatórias para serem seguidas pelo estudante.
  2. Exercícios de adaptação: estes exercícios usam todas as teclas aleatoriamente, de modo que você pode praticar usando todo o teclado. Eles desenvolvem a capacidade de adaptar suas habilidades de digitação a qualquer tipo de palavra estranha que possa aparecer em alguns textos.
  3. Exercícios de velocidade: adquire-se velocidade na digitação quando o ambiente já é bem conhecido, isto é, quando as palavras vêm da próprio idioma do digitador. Por isso estes exercícios estão focados na velocidade. E mesmo que seu idioma não tenha suporte na aplicação, você ainda pode indicar textos em qualquer língua para incluir as palavras contidas lá.
  4. Exercícios de fluidez: nestes exercícios, trabalha-se com a digitação de parágrafos completos, com frases que fazem sentido. Não são admitidos erros de digitação: o usuário deve corrigí-los com a tecla de retrocesso antes de poder continuar. Especial atenção é dada para o ritmo de digitação, que deve ser o mais uniforme possível. Assim como para os exercícios de velocidade, este aqui também permite carregar arquivos texto quaisquer, independente do idioma.
  5. Gráficos de progresso: ao final de cada exercício completado, algumas características do seu desempenho são gravadas e podem ser mostradas graficamente. Assim, pode-se visualizar facilmente o progresso (ou regresso) de seu aprendizado.
  6. Inclusão de outros textos: facilidade de se importar textos externos para usá-los com os módulos mais avançados (velocidade / fluidez). Pode-se lançar um diálogo usual de escolha de arquivos locais do sistema; pode-se colar texto copiado na área de transferência; ou ainda, pode-se selecionar, arrastar e soltar texto dentro da caixa de entrada na parte inferior da janela tutorial. Estes dois últimos recursos funcionam, por exemplo, com texto selecionado em seu navegador, a partir de um sítio qualquer de sua preferência.
  7. Disputa na Internete: para o último módulo de treinamento (fluidez), existe um sistema de pontuação para se classificar os usuários de acordo com suas habilidades na digitação. A classificação é feita só localmente, para os usuários de uma mesma máquina, ou pode ser habilitado o envio dos dados locais para um servidor remoto, na internete, onde serão processados e uma classificação global ficará disponível publicamente. O programa funcionaria então como um jogo “semi-conectado” (semi-online).
  8. Interface gráfica limpa: ao aprender a digitar corretamente, não se deve tirar a atenção dos exercícios. Então, não é recomendado ter dúzias de mostradores medindo velocidade, erros, tempo, etc; nem um teclado virtual flutuando na frente do estudante: ele deve memorizar as posições das teclas pelo tato, não visualmente. Por isso, a interface do Klavaro iniciou simples e continuará assim por toda sua existência útil.

(extraido do site oficial do Klavaro)

Seguem algumas telas:

   

  A versão estável mais atual para windows até esta postagem aqui no blog é a 1.9.0 e pode ser baixado aqui. Há também versões para Linux e outros sistemas operacionais.

  Há um manual em português do software que contempla sua utilização e configurações e você pode baixá-lo aqui.

Bons estudos!

Sobre Alysson Vasconcelos
Alysson Vasconcelos é graduado pela Fatec-Ourinhos no curso Tecnologia em Processamento de Dados. Tornou-se especialista em Gestão de Informática e Tecnologia Internet e especialista em “Engenharia de Componentes utilizando Java”. Oportunidades estas que trouxeram diversas experiências com projetos e networking relacionados ao desenvolvimento desktop, web e redes. Gerenciou departamento de TI e redes, participou de projetos com desenvolvimento / implantação de ERPs e treinamentos em disciplinas relacionadas a Sistemas Operacionais Linux/Windows, lógica de programação, linguagem de programação Java/C#/PHP e banco de dados em cursos técnicos de informática no Centro Paula Souza – CEETEPS. Atualmente ministra aulas no Centro Paula Souza e também integra equipe de desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA do Centro Paula Souza.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: