Um pouco de Marketing Pessoal

As vezes os profissionais são focados somente nas suas habilidades técnicas e esquecem da sua habilidade pessoal sendo este um fato muito importante para todos os profissionais e futuros profissionais de informática. Já conheci muitos bons profissionais que fizeram seus currículos pobres por inexperiência ou nas entrevistas tinham seu desempenho insatisfatório por que se esqueciam frequentemente do seu marketing pessoal. O artigo abaixo da infojobs trata muito bem o assunto e deve ser levado em consideração para você construir o seu.

Marketing pessoal

Por que, muitas vezes, ótimos funcionários não conseguem ser promovidos e melhorar seus cargos dentro das empresas? Eles estão fazendo tudo certo, mas esquecem de algo muito importante, o marketing pessoal.

O que é o Marketing pessoal? O marketing pessoal é tentar evidenciar as nossas capacidades e conhecimentos para nos promovermos: precisamos demonstrar o nosso valor, nossos diferenciais, para que a empresa confie na nossa capacidade de gerar resultados positivos.

É importante lembrar que o uso do marketing pessoal deve estar embasado nos conhecimentos e realizações que darão o suporte necessário para que esta conquista seja segura, tentar se destacar ou querer ter visibilidade quando não se está preparado para responder com consistência pode ser até prejudicial para a sua carreira profissional.

Quais são as ferramentas para começar um trabalho de marketing pessoal?

Confiança: acreditar em suas idéias e agir sempre buscando melhores resultados para a empresa é talvez uma das chaves para que sua atuação possa se destacar. Defender o próprio trabalho e o da sua equipe faz com que as pessoas ao redor percebam um ambiente seguro e confiem na empresa e em suas habilidades.

Determinação: buscar os objetivos que lhe foram definidos com garra e tentando evitar possíveis obstáculos para chegar ao melhor resultado possível.

Paciência: saber esperar o momento certo para cada coisa.

Disciplina: realizar as próprias tarefas com ordem e entregá-las no tempo esperado são sinais de um bom desempenho no trabalho.

Comunicação: se empenhar para manter uma boa comunicação com os gestores e os companheiros de trabalho sempre é o primeiro passo para evoluir na nossa carreira. Quem se comunica positivamente é bem visto e melhor aceito.

Atitudes positivas: ter atitudes positivas, de ajuda e companheirismo, assim como otimismo em relação ao próprio trabalho é valorizado e considerado na maioria das empresas.

Forma de apresentação: devemos nos vestir para o cargo que desejamos ter, nossa apresentação é nosso cartão de visita.

Pro – atividade: sugerir melhorias no ambiente de trabalho. Um colaborador que oferece soluções, já vestiu a camisa da empresa.

As empresas de hoje analisam muito mais do que a experiência profissional para promover os seus funcionários; analise seu comportamento frente às situações e aos desafios, reforce seu marketing pessoal, saiba demonstrar os diferenciais que possui e alavanque sua carreira!

Fonte: infojobs

Até a próxima.

Sobre Alysson Vasconcelos
Alysson Vasconcelos é graduado pela Fatec-Ourinhos no curso Tecnologia em Processamento de Dados. Tornou-se especialista em Gestão de Informática e Tecnologia Internet e especialista em “Engenharia de Componentes utilizando Java”. Oportunidades estas que trouxeram diversas experiências com projetos e networking relacionados ao desenvolvimento desktop, web e redes. Gerenciou departamento de TI e redes, participou de projetos com desenvolvimento / implantação de ERPs e treinamentos em disciplinas relacionadas a Sistemas Operacionais Linux/Windows, lógica de programação, linguagem de programação Java/C#/PHP e banco de dados em cursos técnicos de informática no Centro Paula Souza – CEETEPS. Atualmente ministra aulas no Centro Paula Souza e também integra equipe de desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA do Centro Paula Souza.

One Response to Um pouco de Marketing Pessoal

  1. Jeane C. disse:

    gostei muiito dessa pauta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: