Quer compartilhar internet no windows com outros micros rapidamente?

Coloque este servidor proxy leve, rápido e em poucos segundos!

Um proxy é um compartilhador de internet(páginas web). Mas que raios de compartilhamento é este? Bom, se você estiver em sua casa, escritório, lan house ou qualquer lugar que vários computadores acessam a internet ao mesmo tempo , este lugar com toda certeza do mundo terá um servidor proxy compartilhando a internet entre eles. Isso quer dizer que, através de uma única conexão a internet que 1 computador recebe(speedy, virtua, ou qualquer outra coisa que inventem por ai) você pode fazer com que vários computadores a utilizem!

Com este objetivo, este servidor proxy indicado é simples, prático e rápido. Não é o melhor e existem vários outros no mercado que fazer o mesmo e até melhor, mas a ideia é o entendimento de como funciona.

O proposto aqui para o aprendizado é o do site analogx.com. Neste site, pode-se encontrar o proxy server dentre tantos outros programas que fazem o proposto. Vale a pena dar uma olhada neles também!

Detalhe muito importante: o micro servidor de internet deve ter pelo menos 2 meios de conexao. Neste nosso caso, duas conexoes ethernet(aquela onde entra o seu cabo de rede do speedy). Para fins didáticos, estamos falando somente desta opção. Neste momento, estou conectando 2 notebooks com cabo ethernet e o notebook com proxy conectado a internet através de uma placa pcmcia da vivo 1G e também funciona ( mas é lenta hein!)😉

A instalação deste proxy é simples(next, next, next)😉 Depois da instalação inicie o programa e pronto! Instalado e funcional! Agora é só fazer um ajuste nos micros que utilizarão a internet fornecida pelo servidor proxy. Seguem exemplo das alteraçõesabaixo: no meu caso firefox! Entre em Ferramentas/Opcoes/Rede/Configurações:

As mesmas configurações são semelhantes no Internet Explorer e podem ser encontradas em: Ferramentas/Opções da Internet/conexões/configurações da Lan/Servidor Proxy/avançadas.

Veja mais descrições de servidores proxy e outros servidores existentes no wikipedia em Português e Inglês.

Observação importante: A conexão será dividida entre várias maquinas. Neste caso, a velocidade da conexão cairá em cada micro que estiver usando a internet no mesmo momento. Depende muito da utilização da internet nos micros mas é mais ou menos assim: quando você fizer o compartilhamento de um link de 512Kbits entre dois computadores a conexao é divivida por 2, se fizer o compartilhamento entre 4 computadores, será dividida por 4 e assim por diante. Portanto, seja consciente no compartilhamento da internet que você tem!

Até a próxima!

Sobre Alysson Vasconcelos
Alysson Vasconcelos é graduado pela Fatec-Ourinhos no curso Tecnologia em Processamento de Dados. Tornou-se especialista em Gestão de Informática e Tecnologia Internet e especialista em “Engenharia de Componentes utilizando Java”. Oportunidades estas que trouxeram diversas experiências com projetos e networking relacionados ao desenvolvimento desktop, web e redes. Gerenciou departamento de TI e redes, participou de projetos com desenvolvimento / implantação de ERPs e treinamentos em disciplinas relacionadas a Sistemas Operacionais Linux/Windows, lógica de programação, linguagem de programação Java/C#/PHP e banco de dados em cursos técnicos de informática no Centro Paula Souza – CEETEPS. Atualmente ministra aulas no Centro Paula Souza e também integra equipe de desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA do Centro Paula Souza.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: